segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

(CP3) 4.1.1 -Construção/Formação da Identidade do Sujeito Pós-Moderno

Tribos Urbanas – Tecktonik


O Tecktonik (ou TCK), é um estilo de dança com influências do hip-hop e da techno, também conhecido como Electro Dance, Milky Way ou Vertigo, significa uma dança baseada em derivados de movimentos irregulares.
Este projecto teve origem em França, em 2002 com o objectivo de promover na França dois estilos musicais da Bélgica e dos Países Baixos: hardstyle e jumpstyle.

Tudo começou em Paris com uma marca de roupas e energéticos chamada Tecktonik Killers realizando noites de música no clube nocturno Le Metropolis em 2000. Porém foi em Setembro de 2006, depois da Techno Parade, que a dança foi publicada no Youtube e desde então tem tido um enorme sucesso.

Nesta dança utilizam-se com maior frequência os braços e a moda está sempre associada. É indispensável uma calça ultra-skinny (mega justa), jaqueta curta estilo biker, cabelos com moicanos mais largos que o usual na cabeça e alguns aderem às pinturas faciais.

Mas essa não é uma dança de discoteca, é uma dança de rua. Cada vez mais vê-se o povo TCK (Tecktonik) nas noites de sexta-feira realizando círculos de ‘batalhas’ de dança onde ganha quem tiver a maior claque. Estas batalhas são um estímulo à diminuição da criminalidade juvenil, uma vez que resolvem os seus problemas através de uma “luta saudável”, a dança.
Estes jovens dançam também para os turistas de modo a incentiva-los a divulgar esta nova “cultura” que está a difundir-se por toda a Europa.

Em Portugal já existem alguns grupos a praticar esta dança em discotecas, bares e nas ruas e é possível ter aulas em ginásios e escolas de dança.






Trabalho realizado por: João Parra e Vânia Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.