segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

(CP3) 4.1.1 - Construção/Formação da identidade do Sujeito Pós-Moderno

Skinheads


• A cultura skinhead da década de 1960 era formada maioritariamente por jovens da classe operária britânica. O vestuário skinhead, com botas e suspensórios, reflecte em certa medida a indumentária operária da Inglaterra desta época.
O facto de alguns desinformados associarem carecas e skinheads ao nazismo e neonazismo alimenta a informação falsa de que o movimento nasceu na Alemanha, mal entendido. O movimento skinhead nasceu nos anos 6o na Inglaterra, skinheads eram rapazes de origens simples, trabalhavam nas fábricas como operários e viviam na periferia de Londres, se divertiam com futebol ou em bares.
Por terem uma vida social limitada não tinham como possuir um pensamento político afiado e coerente com as agitações da época, embora tivessem um enorme sentimento de patriotismo e orgulho de pertencerem a classe trabalhadora.

• Era muito comum encontra-los na companhia de negros, ou mesmo negros como membros desses grupos. O ska – tronco do qual brotou o reggae – foi um dos elementos de influência na formação da cultura skin, isso nos mostra que o skinhead original não era racista e põe fim a polémica do racismo, que a média burguesa insiste em estandardizar e publicar como verdade.

• O movimento passou por muitos altos e baixos: Quase acabou na década de 70 e ressurgiu no final dessa década graças a explosão punk em Londres, surge o Oi!
Nos anos 80, mesma década em que o movimento toma proporções mundiais e chega ao Brasil.

• Skinhead nazista, skinhead white-power, nazi-skin ou ainda bonehead (esta última uma denominação pejorativa utilizada pela maioria dos skinheads não racistas, que significa algo como "cabeça dura" ou "parvo" na gíria/calão inglesa), são indivíduos racistas e neo-nazistas, em geral ligados ao movimento White Power, que constituem a ala neonazista da cultura skinhead desde a década de 1980.

• Factos sobre o movimento:

- Surgiu na Inglaterra e não na Alemanha.
- Não haviam traços de preconceito racial no skin original.
- O movimento é por natureza apartidário.
- Ser skinhead é ser consciente de suas origens operárias.
- É um movimento de cunho NACIONALISTA

Trabalho Realizado por:
Joaquim Estêvão & Ana Cal
Técnicos de Secretariado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.