segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

(CP 3) 4.1.1 -Construção/Formação da Identidade do Sujeito Pós-Moderno

Construção/Formação da Identidade do Sujeito Pós-Moderno

Tribos Urbanas
Designação de tribo é usada para transmitir sociabilidades juvenis que pautam por vivências consideradas sem estrutura, contestatárias e subversivas.
Geram sentimentos de pertença e são garante de afirmações identitárias.
As motivações iniciais para se unirem a uma tribo são: estilo; protecção; amizade; submissão e união em determinado ideal.

Nerd

Nerd é um termo que descreve, de forma estereotipada, muitas vezes com conotação depreciativa, uma pessoa que exerce intensas actividades intelectuais, que são consideradas inadequadas para a sua idade, em detrimento de outras actividades mais populares. Por essa razão, um nerd é muitas vezes excluído de actividades físicas e considerado um solitário pelos seus pares. Pode descrever uma pessoa que tenha dificuldades de integração social e seja atrapalhada, mas que nutre grande fascínio por conhecimento ou tecnologia.

A maioria definiria o nerd como um jovem anti-social cujos interesses recaem sobre tecnologia, colecções, ficção científica, banda desenhada, literatura, cinema, etc.

Geralmente é empregado de forma pejorativa. Porém, como é típico das generalizações, isso limita a visão sobre as pessoas que se encontram nesse perfil.
As pessoas chamadas de nerds são tão variadas em seus gostos quanto quaisquer pessoas são variadas entre si.São caracterizados como excessivamente magros ou gordos, com roupas fora de moda, camisas (às vezes xadrez) muito fechadas e calças mais curtas do que deveriam.
As raparigas geralmente usam uma saia comportada, meias à mostra e sapatos bem tradicionais.

É típico vê-los a usar óculos, levando calculadoras ou portáteis São caracterizados também como impopulares e introvertidos.
Mas, na verdade, eles não têm um padrão próprio de vestuário e são muito sociáveis quando se sentem confortáveis no ambiente.
Os Nerds são conhecidos por um determinado estereótipo, muito divulgado em filmes ou desenhos animados, que geralmente não correspondem a realidade total.

Apesar de serem uma Tribo Urbana, é difícil reconhecê-los no dia-a-dia pois, ao contrário das outras tribos, não tem um estilo facilmente reconhecível à primeira vista. Não gostam dos mesmos tipos de música, e nem todos frequentam os mesmos lugares.

Trata-se de um estilo de vida. Embora não seja comum ver grupos de Nerds nas ruas, costumam ter amigos em comum e costumam se reunir com frequência tanto via internet quanto na vida real. No dia-a-dia relacionam-se com todo tipo de pessoa e têm uma rara capacidade de se encaixar em qualquer tipo de grupo de amigos.

Há muitos 'sub-grupos' de Nerds. Os principais são:
-Geeks que são aqueles cujo interesse volta-se especialmente para a tecnologia e informática;
-Trekkers, é como são denominados os fãs de Star Trek;
-Otakus são os que gostam de mangás e cultura japonesa em geral, muitas vezes estes aprendem japonês, apenas para terem acesso aos mangás originais;
-Gamers, são viciados em jogos electrónicos;
Além de netts, fãs de mitologia e outros.

Os grupos são muito variados, e, muitas vezes misturam-se. Portanto ninguém gosta de uma coisa só e não há 'sub-grupos' rivais já que estes não costumam fomentar discussões.

Muitos dos traços associados ao estereótipo "nerd", especialmente a incomum tendência em acumular altos conhecimentos especializados, paralelo a inabilidade social e movimentação desengonçada, são as características principais dos portadores da síndrome de Asperger.

Especialistas têm encontrado ligação entre a síndrome e a exposição a quantidades excessivas de testosterona na fase pré-natal, daí a ocorrência de 10 para 1 em indivíduos do sexo masculino. Evidenciando forte influência biológica no comportamento "nerd".

Nerds e a Síndrome de Asperger

Síndrome de Asperger é o nome dado a um grupo de problemas que algumas crianças e adultos têm quando tentam comunicar com outras pessoas, sendo mais comum nos indivíduos masculinos.
Revela-se por: falta de empatia, dificuldade de interacção social, interpretação muito literal da linguagem, dificuldades com mudanças, perseveração em comportamentos estereotipados.
Conciliado com desenvolvimento cognitivo normal ou alto.

Actualmente é incorrecto afirmar que "nerds" sofrem de Síndrome de Asperger, pois a maioria deles vivem misturados na sociedade. A maioria deles, inclusive, é dotada de grande capacidade de socializar-se com pessoas com os mesmos interesses que os seus.
Um Nerd possui inteligência e capacidade mental natos, acima da média. É sociável, mas muito tímidos para popularidade.

Um Geek pode ser tão inteligente quanto um Nerd, porém, em alguns casos, essa é uma condição adquirida, pois a paixão pelo conhecimento e a avidez pela aprendizagem fazem com que geeks tornem-se especialistas em suas respectivas áreas tecnológicas.
Muitos geeks preferem utilizar seus conhecimentos em benefício próprio, pois, geralmente, são muito populares em seus núcleos sociais e por serem exímios articuladores políticos, dominam muitos assuntos para jamais serem excluídos de uma boa conversa, pois adoram um debate erudito.

As características citadas acima podem ser observadas em dois ícones internacionais do mundo dos softwares: Bill Gates e Mark Shuttleworth. Bill Gates, considerado o pai da informática moderna, possui inúmeras características que o estereotipam como um legitimo Nerd, com todas as qualidades e defeitos. Do outro lado Mark Shuttleworth, fundador da Canonical Ltd e considerado o profeta da nova era de programação, um legitimo geek. O nerd social dos tempos actuais.

Na escola costuma (va) sentar-se nas cadeiras centrais e adora (va) corrigir professores e colegas;
Adora computadores e, frequentemente, são capazes de programá-los;
Gosta de jogos de computador;
Gosta de tudo relacionado à alta tecnologia;
Gosta de ficção científica/fantasia em filmes, livros e jogos;
São consumidores potenciais de tecnologia e tudo o que for relacionado, e está atento aos últimos lançamentos;
Internauta, passa maior parte do tempo em frente ao computador navegando na Internet;
Tem sede de conhecimento, e quanto mais conhecimento adquire, mais deseja conhecer.
Gosta de leitura, na maioria das vezes se interessa por assuntos que a maioria não tem interesse ou desconhece o assunto;
Encontra soluções fáceis para as coisas, por ser uma pessoa que sempre está pensando de forma acelerada;
Tem o pensamento à frente das demais pessoas.

Segundo uma definição: "...é o rapaz que nutre alguma obsessão por algum assunto a ponto de a) pesquisar; b) coleccionar coisas; c) fazer música; d) escrever sobre (normalmente acompanhado de pesquisa); e) não sossegar enquanto não descobrir como funciona; f) não dormir enquanto o programa não rodar."
"Existe uma forte correlação entre ser esperto/inteligente e ser nerd, ou melhor, há uma correlação inversa maior ainda entre ser nerd e ser popular. Ser esperto parece fazer a pessoa não popular". E dessa forma que vem a conotação pejorativa. Segundo Paul Graham

Realizado por Luísa Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.