quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

CP 3 - (4) Sociedade da Informação - Relação entre os media e o espaço público - opinião pública e publicada

Neste momento, as características principais da comunicação estão ligadas a uma enorme extensão da comunicação graças às novas tecnologias, sobretudo devido ao computador e ao satélite.
Ao mesmo tempo ocorreu o aumento da complexidade da informação, aparecendo a imagem como meio central. Outra característica fundamental da comunicação social é a quebra da objectividade: já ninguém quer reproduzir a realidade, apesar do grande público ainda pensar que a reprodução da realidade é a essência da comunicação social.
Objectividade (bem como isenção ou imparcialidade), é simplesmente um mito produzido para o grande público. A objectividade agora é entendida como controlo da subjectividade individual, no momento em que um jornalista prepara a informação.

Neste âmbito, aumenta a discussão sobre a manipulação da opinião pública. Confrontam-se dois conceitos: opinião pública e espaço público. Utilizando a terminologia da Ciência Política, confrontam-se "democracia de controlo" e "democracia de participação". As sondagens de opinião projectaram-se como ponto crucial da investigação sobre a opinião pública; aliás, pode mesmo dizer-se que se transformaram cada vez mais numa legitimação de todas as decisões do governo da sociedade.
Já nenhum político se atreve a tomar uma decisão se a sondagem não for favorável a essa mesma decisão. Realmente, as sondagens podem indicar uma "opinião média", mas nunca uma "verdadeira opinião pública". A verdadeira opinião pública pode ser produzida somente numa discussão tipo "pró e contra". Essa discussão tipo "pró e contra" é designada como espaço público. (in Opinião Pública Mundial: Formar ou Manipular, Milan Rados Radenovic)
Trabalho de pesquisa:
1. Indique o conceito de Opinião Pública?
2. Qual a importância da Opinião Pública na acção/políticas dos Governos?
3. Caracterize e dê exemplos de programas de televisão/rádio de formação/informação da opinião pública.

1 comentário:

  1. Conceito de Opinião Pública
    A opinião pública é constituída pelos juízos compartilhados por grande número dos componentes de dado grupo social, de tal modo que um indivíduo ao exprimir algum desses juízos perante os seus concidadãos tenha considerável probabilidade de o não ver repelido, mas sim de encontrar um ambiente de receptividade e aprovação. Trata-se de uma opinião, isto é, de um juízo individual; mas que é pública e, portanto, circula entre indivíduos num dado meio social de modo a tornar-se comum e até colectiva. Algumas opiniões circunscrevem-se ao indivíduo e não chegam ao estatuto de “públicas”, mas outras obtêm a adesão de grupos sociais amplos podendo constituir-se como correntes de opinião dominantes.
    Importância da Opinião Pública na acção/politicas dos governos

    A comunicação à escala planetária é hoje uma realidade. A Comunicação Política é a forma encontrada pelo Sistema Político para, através dos Meios de Comunicação de Massa, influenciar a Opinião Pública. O conceito de “Opinião Pública” é muito recente, é indissociável dos métodos quantitativos – sondagens e inquéritos – que a procuram medir, traçando conclusões que acabam por influenciar o poder político.
    Num mundo globalizado onde cada estado tem um poder de influência distinto, presume-se que os Estados mais fortes tenham mais capacidade de influenciar a opinião pública mundial. No entanto há uma série de condicionalismos cognitivos e políticos que interferem neste processo de comunicação.

    Exemplos de programas de televisão/rádio de formação/informação, participação da opinião pública

    Alguns dos programas que visam informar, delatar e que contam com a participação de algumas figuras públicas e do público em geral são emitidos quer na televisão como na rádio.
    Na televisão temos o, “Opinião Pública”, “Sociedade Civil”, “Nós Por Cá”, e os próprios convidados que aparecem no telejornal.
    Na rádio temos o "Público e Notório", transmitido pela Rádio Renascença, "Europa Entrevista", da Rádio Europa Lisboa, "Gente como Nós" da TSF, “De Viva Voz” da Antena 1, entre outros.
    Mesmo nos outros programas de comunicação social, os convidados e ouvintes participam de forma a expressar as suas opiniões.


    Trabalho realizado em CP3, por Marisa e Cristina.

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